Grupo com 12 jovens produtores rurais da Itália está interessado nas tecnologias aplicadas em solo brasileiro!
O grupo chegou ao Brasil no último domingo (19), começou a excursão por Foz do Iguaçú onde conheceram as Cataratas do Iguaçú, uma das 7 maravilhas do mundo, e nesta quarta-feira (22) visitaram a região dos Campos Gerais, no Paraná. Eles iniciaram a visita em Castro, na Granfinale Sistemas Agrícolas, que produz equipamentos para secagem, limpeza, classificação, transporte e armazenagem de grãos, café e cacau utilizados em todo o Brasil e no Paraguai. Após isso, seguiram para Piraí do Sul para conhecer a Brotas Beneficiamento de Cereais, a empresa é responsável por beneficiar o milho que é utilizado na produção de Doritos. Os italianos também tiveram a oportunidade de visitar Carambeí, onde conheceram a Fazenda Tronco e viram de perto o solo brasileiro. Todas essas empresas fazem parte do Grupo Calpar, que é referência do agronegócio na região.
A visita foi guiada pelo diretor comercial da Granfinale, Paulo Bertolini, que também é presidente Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho), e pelo presidente da Maizall, Bernhard Kiep. Os líderes apresentaram em estatísticas a potência que o Brasil é no agronegócio e frisaram pontos importantes sobre sustentabilidade na agricultura.
Francesco Longhi, líder da comitiva de Italianos frisou:
“Do ponto de vista agronômico, a agricultura europeia e italiana é muito diferente da brasileira, principalmente na gestão do solo. Essa experiência nos proporciona a oportunidade de ampliar significativamente o nosso conhecimento sobre esse tipo de cultura. Poderemos voltar com uma visão mais ampla sobre as perspectivas futuras do mercado mundial, especialmente considerando o papel de protagonista que o Brasil desempenha nas principais culturas como: milho, soja e as frutas!”.
Suzana, uma das jovens agricultoras Italianas que acompanhou a visita falou:
“O Brasil até agora é bem diferente do que eu imaginava, de uma forma muito positiva. Percebi um grande respeito pelas áreas verdes e uma tecnologia de ponta aplicada a agricultura e isso é surpreendente! O país é tão verde, tão bonito e vocês alcançam alta produtividade respeitando o meio ambiente.”
O grupo também visitou a fazenda do produtor Armando Rabbers, que é referência na pecuária leiteira, utilizando ordenha robotizada no seu rebanho. Os Italianos ainda irão conhecer os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Comments