Nossa história remonta à chegada da família de Mário Bertolini a Castro, na segunda metade da década de 1950, vinda do Norte Pioneiro do Paraná, onde tinham uma fazenda de café.
Chegando à cidade, a família montou inicialmente um pequeno negócio de tinturaria. Todos em casa trabalhavam e cada um fazia sua parte, lavando, passando e entregando, além da “Baiana”, a primeira e querida empregada.

Com muita procura, principalmente por alunas internas do colégio São José, o empreendimento logo prosperou.
Em seguida, com as economias, a família comprou uma panificadora. Aí, as coisas melhoraram bastante.
Agora, já se podia pensar em crescer um pouco. Assim, como a agricultura já fazia parte da vida da família quando moravam na fazenda em Santo Antonio da Platina e Jacarezinho, foi fácil voltar àquela rotina quando adquiriram sua primeira propriedade rural em Castro, a chácara Invernadinha. 

Inicialmente, tiravam dali a madeira que abastecia os fornos da panificadora. Com o tempo, foram preparando a área para produzir Pinus e batatas. Aos poucos, a atividade empresarial foi crescendo e expandindo-se para outros negócios, ora realizados por um dos filhos de Mário e Aparecida Bertolini, ora por todos juntos.
Assim, surgiram uma revenda e oficina de veículos da Volkswagen, a Castrowagen; uma construtora, a Morro do Mastro; uma produtora de carvão, a Carvale, e uma transportadora, a Diokarb. Entre meados dos anos 80 e o final dos anos 90, a família também participou como acionista da Agroinvest Kayatani (proprietária da Iharabras, Bagisa e Microquímica). Essas empresas e participações acionárias foram, em seu devido tempo, sendo vendidas para se investir nos empreendimentos que permanecem até hoje.

marcas marca-calpar marca-brotas marca-granfinale

Atualmente, o Grupo Calpar é composto pelas seguintes empresas:

Calpar Comércio de Calcário Ltda.

A Calpar é hoje a maior indústria de calcário agrícola do Brasil. Com seu produto, ela contribui para a produção de uma das coisas mais importantes para o ser humano: os alimentos. Além disso, também ajuda a gerar riquezas para o país, pois o calcário é fundamental para a agricultura brasileira.
Fundada em 17 de janeiro de 1968, a Calpar estabeleceu-se inicialmente no centro de Castro, PR. Pouco tempo depois, em julho de 1970, ela adquiriu, sua própria jazida.
A segunda indústria foi construída em 1972, no Morro do Cristo, também próxima ao centro da cidade. Em 1990, foi inaugurada a terceira indústria, totalmente nova e moderna, próxima à jazida, na região de Socavão. Com moinhos e peneiras importadas e estocagem coberta, a capacidade de produção aumentou para 600.000 toneladas / ano. Em 1995, a capacidade instalada de produção atingiu 850.000 toneladas / ano, com 100% da indústria em área coberta. Hoje, a capacidade instalada de produção atingiu 1.800.000 toneladas / ano.
A Calpar é a controladora das outras empresas do Grupo. A estrutura administrativa do Grupo é mantida pela Calpar em forma de “Gestão Compartilhada”. Assim, as despesas decorrentes da “gestão” são ressarcidas por cada uma dessas empresas em forma de rateio.

Comércio e Agroindústria Brotas Ltda.

Fundada em 25 de novembro de 1981, a Brotas inicialmente era uma empresa de Sociedade Anônima, com algumas dezenas de acionistas, transformada posteriormente em sociedade limitada.. A Brotas faz prestação de serviços de secagem, beneficiamento e armazenagem de grãos e seus derivados, além da produção de sementes. Sua maior atividade é o processamento de milho destinado à produção do salgadinho Doritos, da Elma Chips.

DBO Agrícola

Dionisio Bertolini & Outros é uma parceria agrícola formada pelos proprietários do Grupo Calpar, que assumiu as atividades anteriormente realizadas pela Agropecuária Vale do Iapó Ltda. Suas atividades são desenvolvidas em fazendas nos municípios de Castro, Carambeí e Piraí do Sul.

Agropecuária Vale do Iapó Ltda.

Foi fundada em 9 de fevereiro de 1978 com o objetivo de produzir grãos e gado bovino de corte. Em 1998, a agropecuária iniciou a importação de equipamentos para secagem e armazenagem de grãos da empresa DMC, dos Estados Unidos, para uso próprio e, em seguida, para revendê-los no mercado brasileiro. Essa atividade durou até 2001, quando foi criada a Granfinale. Atualmente presta serviços de logística rodoferroviária.

Granfinale

É a empresa caçula do Grupo Calpar. Fundada em 24 de setembro de 2001, para fabricar equipamentos para movimentação de granéis agrícolas, hoje atua em todo o segmento industrial. A Granfinale é sucessora das atividades da Agropecuária Vale do Iapó na comercialização de produtos para secagem e armazenagem de grãos. Além de fabricar, presta serviços de instalação e suporte técnico — inclusive para outros fabricantes —, e elabora projetos diversos. Estes têm como característica principal a inovação, a versatilidade, a racionalização e a customização à necessidade específica, oferecendo sempre o que há de mais moderno e tecnologicamente avançado, visando maior rentabilidade para seus clientes, proteção ao meio-ambiente e segurança às pessoas.


Termas Riviera

O complexo Parque Termas Riviera é constituído por uma área de 900 mil metros quadrados, próximo ao centro de Castro, PR. É um fenômeno natural único na região dos Campos Gerais, pois seus mananciais de águas afloram a uma temperatura de 31° C, com vazão natural de 12 mil litros / h, ou 25 mil litros / h quando bombeados. Desde tempos remotos, suas águas sempre foram procuradas e apreciadas, tanto pelo excelente paladar, como pelas propriedades terapêuticas. O Grupo Calpar detém os direitos de lavra das águas minerais do parque e está desenvolvendo vários projetos para investir no setor de turismo, com aproveitamento econômico sustentável das águas minerais e da exuberante paisagem natural consideravelmente preservada na área do parque.


O Grupo Calpar tem orgulho de ser um empreendimento
familiar genuinamente Paranaense.

(Voltar para a página inicial)